terça-feira, 2 de outubro de 2007

Nunca é tarde...

Para recordar...
Fez no passado dia 03 de Setembro um ano, que a A.C.R.S. Cunha Alta, organizou um encontro de pintura, o qual teve como tema " Pintar a minha Terra".
Uma actividade englobada nas comemorações do "Centenário de Nascimento do Pintor José Maria de Almeida", aonde uma vez mais ficou demosntrado o empenho e a organização de todas as pessoas que estão à frente desta Associação. Estiveram presentes 21 artistas dos mais diversos quadrantes, sendo inclusive alguns conhecidos internacionalmente.
Uma das obras contempladas
Uma obra digna de tão Nobre Homenagem
Após a recepção aos artistas na Sede da Junta de Freguesia, pelo Presidente da Junta de Freguesia da Cunha Alta e também o Presidente da Colectividade anfitriã, foi servido o pequeno almoço numa adega tradicional, gentilmente confeccionado pelas senhoras e meninas da terra.
Em seguida todos eles tomando um rumo dentro da aldeia foram posicionar-se de forma a que tivessem o melhor enquadramento para realizarem o seu trabalho:

A maioria decidiu-se logo ali pela sala de visitas, Lg. do Soito;
Outros houve que decidiram caminhar pouco!!!!(a capela estava perto);
Quem andasse pelo meio do povo para pintar o casario e os campos existentes;
Houve também quem aproveitou um outro ex-libris desta terra, Capela de Nossa Sra da Saúde e sua zona envolvente;

Ao meio dia como não podia faltar, foi dado o almoço a todos os participantes.

Para terminar, e após a escolha das obras para serem comtempladas com menções honrosas, foi também oferecido o jantar seguido de uma desfolhada á antiga beirã.
É destas e de outras actividades similares a esta, que têm de ser apoiadas pelas entidades competentes para tal...
Continuem.

3 comentários:

Anónimo disse...

De facto nunca é tarde para recordar. Recordar o empenho de toda a alma e coração de muitos que colaboraram. Recordar todo o trabalho prévio na organização. Recordar com expectativa a chegada dos pintores. Quantos viriam? Recordar a visita guiada pela aldeia com os 20 pintores(mais tarde chegou mais um). Recordar a visita feita pelos pintores à tia Nascimento. Recordar aquele pequeno (grande) almoço na adega do Albertino. Recordar o início dos trabalhos. Recordar o almoço em conjunto. Recordar as obras a tomar a forma pela mão dos pintores. Recordar a escolha das obras vencedoras. Recordar a oferta de obras por parte de alguns pintores. Recordar...Recordar...Recordar...
Recordar é o que nos faz as fotos aqui colocadas e sinceramente não nos orgulhamos de ter participado? Não nos orgulhamos de todo o trabalho de todas as horas despendidas? Não nos orgulhamos de com escassos apoios fazer tanto, cultural e social por esta terra? Meus amigos mesmo que sejamos só nós a ver, mesmo que ninguém mais nos dê valor, mesmo que sejamos só nós remar contra a maré, estejam certos que nada nem ninguém nos tira este recordar.
deixo aqui um desafio aos leitores do blog, mesmo que seja pequeno adicione o seu comentário.

Anónimo disse...

De facto podemos recordar porque o fizemos, esta e muitas outras actividades da qual nos tem roubado muito do nosso precioso tempo, de muita coisa que deixamos de fazer para organizarmos tudo isto que temos feito, mas, orgulhamo-nos de tudo o que temos feito, bem e mal, bem é espantoso , mal também o é, porque de uma próxima temos de corrigir o que fizemos mal, por isso nos orgulhamos de tudo. E o nosso maior orgulho, e saber que muitas das actividades são direccionadasa pessoas que de outra forma não teriam possibilidade de conhecerem de presenciarem estas manifestações, por esses, e também por nós, pelo nosso orgulho, nós vamos continuar cada vez com mais força e mais empenho, apesar de todas as forças contrárias existentes.

a d´almeida nunes disse...

Encantado por ter tomado conhecimento da existência deste blogue.
Dada a ligação que adquiri a este lugar, aquando das comemorações do Centenário do Nascimento de José Maria de Almeida, é sempre com muita emoção que revejo este lugar e o entusiasmo com qye festejaram o 101º aniversário deste v/nosso grande pintor.
Um grande abraço, Vou linkar este endereço.
António Nunes