segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Alguns atentados que se vão fazendo por estas bandas...

"...A Cunha Alta por exemplo tem uma Igreja Matriz com diversos traços do estilo românico, apesar das obras que foi sofrendo e lhe alterou os traços. ..."
Começo este post com esta frase que não sendo minha, é a frase ideal para se iniciar um tema como este. Esta, está afixada no blog com o seguinte endereço http://olhandodaribeira.blogspot.com/2007/04/7-maravilhas-de-mangualde-um-concurso.html, o qual o seu moderador se mostra uma pessoa que sabe algo da matéria.
Este post vem no sentido, de uma das Igrejas que me é querida, os meus pais casaram-se lá, eu fui lá baptizado, a maioria dos meus amigos foi ali que se casou, já para não falar de situações mais tristes, e também uma das Igrejas mais importantes do concelho, estar a ser alvo de remodelações profundas, e venho aqui em forma de alerta para que não se cometa os mesmos atentados que foram cometidos na primeira Igreja referenciada, descaracterizando-o completamente. Quer queiramos ou não, são monumentos que mostram o saber dos nosso antepassados, mais antigos ou mais recentes, as quais teem um peso histórico muito grande.
Quem financia estas obras?
Quem as licencia?
Quem as fiscaliza?
Mais ainda, quem as controla e à sua gestão?
Pelo que tenho presenciado, a maior parte são remodeladas com donativos do povo, festas organizadas e pagas pelo povo, fundos estatais dos impostos do povo. Mas na hora da verdade, quando é preciso tomar decisões ou dar uma simples opinião, esse mesmo povo não é tido nem achado, pelo contrário quando necessita de algo da "Casa de Todos Nós", nem que seja uma breve passagem para sermos enxovalhados, ainda temos de pagar...

1 comentário:

Anónimo disse...

Por estas e outras bandas. Faço aqui desafios aos leitores deste blogue. Aproveite uma tarde solarenga de outono e dê uma volta pelo concelho e arredores e encontra muitas aberrações fruto de algumas modas ou modos de restauro. No caso da Cunha Alta penso que as pessoas responsaveis pelas obras, fizeram prevalecer mais o conceito de conforto e beleza(sempre discutivel, esquecendo os traços e estilo original.

Um abraço
A.Costa