segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Igreja Católica Portuguesa leva puxão de orelhas...

Ao ler o Correio da Manhã de Domingo dia 11 de Novembro, reparo com um título que menciona o seguinte:

"Na recepção aos prelados protugueses Papa repreende Bispos
O Papa não esteve com rodeios no encontro que teve ontem com os bispos portugueses: “É preciso mudar o estilo de organização da comunidade eclesial portuguesa e a mentalidade dos seus membros”. Por outras palavras, Bento XVI disse aos prelados que o clero português tem de ser mais eficaz na sua organização e na resposta aos anseios das comunidades, por forma a conseguir travar a perda de fiéis e a diminuição constante das vocações."
Tendo depois o desenvolvimentop da noticia, http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=265285&idCanal=10.
Algumas questões que se pode levantar em relação a esta matéria.
- Será só por culpa dos sacerdotes? Ou perante alguma boa parte da sociedade cívil, camuflada por detrás da Igreja, com excelente cobertura dos membros do clero, principalmente aqueles que se servem desta, para tentar omitir erros e injustiças que praticam, e assim com as suas acções levem a que os fiéis procurem outros templos, outros locais para ouvirem a palavra de Deus, ou simplesmente se afastam e a fé católica cai em descrença dentro destas pessoas; sim porque o povo não é "cego"...

5 comentários:

Anónimo disse...

Um bom assunto para se discutir,no entanto muito polemico. Na minha opiniao este puxão de orelhas já vem tarde, pois é notório o afastamento dos fieis. Os sintomas deste afastamento não são de agora e salvo algumas excepções a hierarquia eclesial não se adaptou aos tempos, continuando muito conservadora.

Um Abraço
Antonio Costa

BlueShell disse...

Pudera....
BShell

Anónimo disse...

Sim, isto dava um grande tema de discução, apenas gostaria de acrescentar, que um dos motivos, do afastamentos dos fieis dos templos, são também e em certa medida a informação, o conhecimento, a falta de tempo, o egoísmo, a arrogancia, hipoctisia. Por outro lado a tolerancia por parte do clero, faz com que tambem as pessoas levem a doutrina menos à risca...

Unknown disse...

A igreija vive na opulência e precisa dos pobres para sobreviver .Mas geralmente está do lado dos ricos Cada vez está a perder freguesia.Através dos tempos matava em nome de deus apoiava os ditadores etc.

Unknown disse...

A igreija vive na opulência e precisa dos pobres para sobreviver .Mas geralmente está do lado dos ricos Cada vez está a perder freguesia.Através dos tempos matava em nome de deus apoiava os ditadores etc.